.

.
Este blog foi criado com a finalidade de compartilhar informações acerca do Componente Curricular Educação e Tecnologias Contemporâneas (EDC287) da Universidade Federal da Bahia.

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Garota que se comunica com olhar se forma na Itália


                       

Uma garota italiana de 23 anos com uma forma de paralisia cerebral que compromete a fala se formou nesta terça-feira (28) em Matemática na Universidade Federico II de Nápoles se comunicando apenas com o olhar.
A estudante, identificada como L.C. nasceu com tetraparesia espástica, uma forma de paralisia cerebral que compromete as funções dos membros superiores e inferiores e a fala.
A garota conseguiu estudar com a ajuda de uma assistente de comunicação, Valentina Ianuari, que a acompanhou no espaço universitário durante os seis anos de curso.
As duas começaram a se comunicar através de uma roda de papelão, construída pela mãe de L.C., na qual estão escritas as letras do alfabeto. Ianuari transcreve para o computador as palavras que a estudante compõe com o seu olhar.
E foi com esta técnica de comunicação que ela concluiu o curso e se formou em Matemática seguindo os passos dos pais.O diretor do centro Sinapsi de Nápoles, Pietro Valerio exaltou o exemplo da jovem.
—Esta história e uma mensagem de esperança para todos os jovens que vivem em uma situação parecida. A nossa equipe sempre trabalhou para apoiá-la, mas nunca para fazer por ela, quero dizer com isso que este resultado é todo dela.
O Sinapsi é uma instituição que tem como objetivo garantir o direito aos estudo para pessoas com vários tipos de deficiências, foi através deste órgão que L. C. teve acesso a Universidade.
 


Professores de escolas pública e privada relatam experiências opostas sobre uso de ferramentas digitais


A introdução da tecnologia nas salas de aula é apontada como uma tendência irreversível, mas professores de escolas públicas e privadas relatam situações opostas quando falam sobre esse tema.
Procurados pelo R7, docentes da rede municipal reclamam da falta de infraestrutura e de treinamento, enquanto os da rede particular elencaram as vantagens trazidas pelas ferramentas tecnológicas.
Na cidade de São Paulo, as escolas municipais têm à disposição o Edmodo, um ambiente que propõe a colaboração virtual entre professores e alunos. Além disso, o EducaPX possibilita que estudantes e docentes façam publicações em sites.
Já o SGP (Sistema de Gestão Pedagógica) é uma plataforma online onde o professor registra as práticas em aula, os resultados das avaliações e o acompanhamento das presenças. O coordenador tem acesso ao conteúdo e faz as suas avaliações.
O aluno e sua família também podem entrar na plataforma online para fazer comentários e identificar o que é preciso melhorar quanto ao desempenho na escola.
Apesar dessas iniciativas, professores da rede reclamam de falta de condições para utilizar os tablets disponibilizados desde 2012.
A professora de história na rede municipal de São Paulo, Cibele de Camargo Lima, conta que os aparelhos foram distribuídos sem que houvesse sido feito um planejamento e treinamento adequado para docentes.
Na sua escola, há cerca de 30 tablets para 80 professores utilizarem apenas durante o trabalho. Os aparelhos não podem ser levados para casa.
— O uso do tablet veio implantado de um jeito que exige que o professor preencha um diário de classe virtual durante a aula. Ou a gente preenche o boletim virtual, ou damos aula, não tem como fazer tudo em 45 minutos. O que está acontecendo é uma sobrecarga do nosso horário de trabalho.
Ela conta que as escolas recebem uma lista cobrando os professores que não preencheram o boletim virtual na sala de aula.
— Alguns professores estão com medo de represálias e acabam preenchendo os diários virtuais em casa, usando a sua própria internet aos finais de semana ou fora do horário de aula na sala de informática da escola.

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

03/11 FACED/UFBA - Redes Sociais: Privacidade, Cyberbulling e Super exposição na internet.


Sintam-se a vontade para prestigiar este evento que, ocorrerá na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia , no auditório II  às 19h .

terça-feira, 14 de outubro de 2014

2 º Torneio de Robótica Educacional


Estão abertas as inscrições para o 2º Torneio de Robótica Estudantil voltado para estudantes das escolas públicas e particulares de Salvador e da Região Metropolitana. Prazo vai até o dia 20 de outubro e a taxa é de R$ 29 por equipe e modalidade (cada equipe poderá ter até cinco alunos). As inscrições são feitas pelo site do evento.

O torneio tem o objetivo de estimular estudantes de diversas escolas para que eles construam robôs e utilizem desde a mais remota tecnologia aos avançados dispositivos atuais. O evento acontecerá no dia 25 de outubro, sábado, das 9 horas às 19 horas, no primeiro piso do Shopping Itaigara.

O torneio é promovido pela Educar Tecnologias e pelo Espaço Cidadão Professor Ederbal Miranda. Francisca Tânia Melo Nery, diretora da Educar Tecnologias, especialista em Projetos Educacionais e informática e coordenadora do evento, informa que os estudantes poderão construir robôs com qualquer material como, Lego, Modelix e materiais de baixo custo, visando a sustentabilidade.

As equipes inscritas participarão de competições entre si em cinco diferentes modalidades. A inscrição de uma equipe em um desafio não impede inscrições nos demais desde que as competições não ocorram simultaneamente. As modalidades do evento são: Automatos, Chutadores, Seguidor de Linha, Robô cabo de aço e Escova. Mais informações pelo telefone: (71 ) 9609-3396.


segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Estudos comparam compreensão de texto de quem lê livros eletrônicos e de papel











ACTA






Semana de Arte, Cultura, Ciência e Tecnologia 
XXXIII Seminário Estudantil de pesquisa
XV Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação

Quando: 13.10.2014 a 17.10.2014
Onde: Campus da UFBA

O projeto ACTA consiste em uma semana voltada para a realização de eventos de diversas vertentes do conhecimento universitário, abrigando trabalhos científicos, culturais e artísticos produzidos por professores, estudantes e servidores técnico-administrativos da UFBA e de outras instituições.
O Seminário Estudantil de Pesquisa (SEMEP) e o Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação (SEMPPG) são eventos importantes que permitem a divulgação e discussão dos produtos de pesquisa dos bolsistas de iniciação científica e de alunos dos programas de Pós-graduação da UFBA. Neste ano, serão apresentados 1.135 trabalhos, sendo 927 da graduação e 208 da Pós-graduação. Diante da sua relevância, convidamos toda a comunidade da UFBA a participar destes eventos.
SEMEP e SEMPPG
 
Maiores informações : http://www.acta.ufba.br/
 
 

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2014





Disponíveis para o público baiano na 11ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), promovida pela Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), que será realizada entre os dias 13 e 19 de outubro, no estacionamento L1 do Salvador Shopping.
Com o tema “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social”, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), acontece dentro de uma tenda climatizada com cerca de 600m², onde os visitantes poderão participar do Campeonato de Robótica, Física Recreativa, Espaço Games, Show da Química e Ciência no Cotidiano. Além do Ciclo de Palestras grátis sobre Jogos Digitais na Livraria Saraiva.
A novidade da SNCT 2014 será a presença das unidades móveis da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) e do Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro). O veículo do Hemoba estará nos dias 16, 17 e 18 ao lado da tenda da SNCT para os interessados que desejam doar sangue. O Ibametro apresentará campanha educativa todos os dias da SNCT, com diversas palestras entre outros temas, consumo seguro para crianças e adultos, produtos com certificação e descartes de brinquedos.
Com o objetivo de popularizar a ciência e tecnologia, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia apresenta também jogos de Kinect e equipamentos que utilizam princípios de química e física, como: A Bicicleta geradora de energia, Chispa ascendente, Sopro que aprisiona, Anamorfose Cilíndrica, Looping, Poço Gravitacional e Condutores e isolantes estarão disponíveis em um ambiente estruturado e com monitores capacitados a prestarem informações sobre os equipamentos.
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi instituída em 2004, por decreto presidencial, para mobilizar jovens e crianças em torno de temas e iniciativas de ciência e tecnologia. “Realizar a SNCT na Bahia cria a possibilidade de partilhar assuntos de ciência e tecnologia com a população. O nosso objetivo é o fortalecimento deste campo, por meio de atividades lúdicas e de entretenimento que estimulam o interesse pela ciência e valorizam a criatividade e inovação”, afirmou Andrea Mendonça, secretária da Secti.
A presença do Robozão da Bahia também está garantida. Durante o evento, o mascote do evento, um robô que possui 2,6 metros de altura, 1,6m de envergadura, dança, canta e interage com o público circulará pelo Salvador Shopping, convidando o público para conhecer a exposição, mostrando os experimentos e curiosidades da mostra.
SERVIÇO
O que: 11ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Onde: Estacionamento L1 – Salvador Shopping
Quando: 13 a 19 de outubro de 2014
Horários: Segunda a sábado, das 9h às 21h; domingo das 13h às 20h;
Evento gratuito e aberto ao público
Conheça alguns dos equipamentos que participarão da mostra
Cadeira giratória – Você já reparou que uma bailarina aumenta sua velocidade de giro quando junta os braços que antes estavam abertos? Pois é, aqui nem precisa você ficar nas pontas dos pés: basta sentar na cadeira, e iniciar seu giro de braços abertos. Depois, experimente aproximar os braços do corpo. Se ela começar a girar muito rápido, é só abrir os braços novamente.
Chispa – Você sabe o que acontece quando, em dias de tempestade, as nuvens ficam extremamente carregadas de eletricidade? Um belo relâmpago! O tamanho da faísca indica a voltagem nas nuvens que é de alguns milhões de volts! Nessa instalação, temos um transformador de néon que gera 15.000 Volts, por isso, a faísca é bem menor que um relâmpago. Por que ela sobe? Pois é; o ar percorrido pela descarga sofre duas alterações: aquece e fica ionizado. Como é mais fácil a faísca acontecer no ar ionizado, ela acompanha este que sobe por estar aquecido.
Sopro que aprisiona – Se soprarmos entre duas folhas de papel, elas se aproximam em lugar de se afastarem. Isso acontece porque o ar em movimento faz menos pressão sobre a folha do que o ar parado que se encontra à volta das duas folhas. No caso dessa instalação, o jato de ar que sopra na bola, cria uma região de baixa pressão na vizinhança da mesma; com isso, a pressão atmosfera “aprisiona” a esfera no interior do jato de ar.
Anamorfose Cilíndrica – Você já reparou que quando você se olha na costa de uma colher a sua imagem sofre uma certa deformação? Pois é; se existir uma extraterrestre parecido com você, mas um pouco deformado, é possível que a imagem dele na colher fique “consertada”. Para não precisarmos de extraterrestres deformados, construímos uma imagem perfeitamente deformada, de forma que ela pareça direita ao ser refletida neste espelho cilíndrico. A deformação na imagem depende do raio do espelho.
Looping – Existem brinquedos de parques de diversões que funcionam assim: o carrinho é levado para o alto de uma rampa, de onde é abandonado e começa a descer guiado por trilhos. Como a energia potencial que ela tinha (altura) era suficiente, ele descerá e conseguirá dar uma volta de 360 graus sem descolar dos trilhos. O mesmo acontece com as esferas nessa instalação. Só que aqui você pode experimentar largar as esferas de posições mais baixas e observar elas despencarem do alto do trilho.
Fonte: Ascom/Secti

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Conheça softwares de educação inclusiva



Estudantes da Universidade de Brasília (UnB) desenvolveram softwares educacionais que prometem auxiliar na educação de jovens e adultos com deficiência intelectual. Apesar de os programas ainda estarem em configuração primária, podem ser extremamente úteis aos educadores que encontram dificuldades no seu dia a dia.
Ao todo são três softwares educacionais lançados pelo Projeto Participar. Aproximar é voltado para o ensino de gestos sociais para autistas, Participar para a alfabetização e Somar para o uso social da Matemática, como o uso de calculadora, de células monetárias e leitura de relógio digital.
As ferramentas foram pensadas e desenvolvidas por alunos e um professor do Departamento de Ciência da Computação da UnB, com uma consultoria pedagógica, visando atender às necessidades reais dos alunos.
Apesar de contar com recursos visuais e sonoros, os três programas foram pensados para ser executados em computadores mais antigos, como é o caso de computadores de muitas escolas no Brasil. Contendo indicações ao professor, seu objetivo é servir de apoio aos professores que trabalham com autistas e deficientes intelectuais.
Confira mais sobre o funcionamento e ideia do software de alfabetização:
 

Cinco atividades cotidianas transformadas pela tecnologia

 

Jovem conecta fone de ouvido a seu smartphone
A tecnologia transformou nossas atividades cotidianas

Você já parou para pensar que o mundo funcionava de maneira completamente diferente há duas décadas? Quem trabalha em escolas percebe isso melhor do que ninguém: os aparelhos de walkman e discman sumiram e deram lugar primeiro a tocadores de MP3 e, depois, a smartphones. Mais dois exemplos: as novelas passaram a pautar cada vez menos os bate-papos e o silêncio na sala de aula definitivamente não é mais sinal de que os alunos estão prestando atenção.
Essas mudanças aconteceram rapidamente e segui-las nem sempre é tão fácil quanto parece. Listamos abaixo cinco atividades que foram profundamente alteradas. Vem ver!
 
Bater papo
Desde os longínquos tempos em que o MSN Messenger era uma febre, comunicar-se com seus amigos, parentes e colegas de trabalho não é mais a mesma coisa. Não apenas porque as pessoas passaram a estar disponíveis 24 horas por dia, mas também porque o ato de conversar parece nunca se esgotar. Assuntos iniciados pela manhã, por exemplo, podem ser retomados e discutidos o dia inteiro, paralelamente a outras tarefas, por meio do Gtalk, Whatsapp e mensagens de texto de celular.
 
Assistir filmes e programas de TV
Era uma vez o mundo em que as pessoas precisavam esperar o horário do seu programa favorito para assisti-lo na TV. O Youtube foi um dos primeiros serviços a romper com essa lógica, ao possibilitar que uma infinidade de vídeos sejam acessados quando o usuário quiser. Hoje, outros se inspiram nesse sistema. O mais famoso é o Netflix, que cobra uma assinatura mensal para que os usuários tenham acesso ilimitado a diversos filmes e seriados.
 
Ouvir música
A invenção do iPod, no início do século 20, começou a alterar a maneira como consumimos músicas. Primeiro, a febre dos downloads – legais e ilegais – tornaram os CDs objeto dispensável. Hoje, os chamados serviços de streaming são a tendência: eles oferecem a possibilidade de ouvir música de graça em troca de algumas propagandas. Ao pagar uma assinatura mensal, você se livra dos anúncios. Os mais conhecidos são o Spotify e o Rdio.
 
Locomover-se pela cidade
Ir de um lugar a outro – principalmente em cidades grandes – já foi bem mais difícil. Mapas, guias de ruas e, é claro, a ajuda das pessoas que passam na rua têm se tornado cada vez mais dispensáveis com a ajuda de diversos serviços e aparelhos. Os mais úteis são os aplicativos para celular: além do Google Maps, que mostra os melhores caminhos, há também serviços como o Waze, com informações sobre trânsito, e o Cadê o ônibus? e BRS Rio, que mostram a localização exata dos ônibus na capital paulista e no Rio de Janeiro, respectivamente.
 
Ler
Folhear o jornal todos os dias pela manhã. Ler um livro antes de ir para a cama. Hábitos como esses quase não existem mais. A atualização das notícias se dá pela linha do tempo do Twitter e do Facebook, além do uso de aplicativos destinados exclusivamente a isso, como o Flipboard. Além disso, descobrir livros novos ficou mais fácil com sites como o Goodreads (apenas em inglês).
Você consegue pensar em alguma outra atividade que mudou nos últimos anos? E os sites listados neste post, você já os conhecia? Já os utilizou? Compartilhe com a gente nos comentários!

Fonte : http://revistaescola.abril.com.br/blogs/tecnologia-educacao/2014/09/30/cinco-atividades-cotidianas-transformadas-pela-tecnologia/

Conflito de gerações


 
Cada geração apresenta suas particularidades, independente de qual seja o período , a mudança ocorre a todo momento , e esta precisa de certa forma ser valorizada, pois cada representação/ produção realizada pelo homem é  essencial para seu próprio desenvolvimento e formação.
Como diz Lulu Santos em " Como uma onda" : Nada do que foi será, De novo do jeito que já foi um dia, Tudo passa, Tudo sempre passará...
É importante que cada haja diálogo entre as gerações, para que possam de certa forma conviver com o que é diferente!

Livro vai se adaptar à revolução das plataformas digitais, diz especialista.




O fim do livro impresso representa, para os apaixonados pelo cheiro e textura do papel, o apocalipse, sem exageros — mais aterrorizante que qualquer saga de zumbis ou vampiros. Mas os especialistas em mercado literário tranquilizam o público do livro impresso. De acordo com a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil — realizada pelo Ibope em parceria com o Instituto Pró-Livro — apesar da crescente ascensão dos tablets, os chamados e-books ainda não são muito populares entre os leitores brasileiros, uma vez que 82% afirmam nunca ter lido um. O professor da Unesp, João Ceccantini, especializado em literatura e mercado, acredita se tratar de uma “falsa guerra”. Ceccantini admite ter lido estimativas bem apocalípticas que apontam para a extinção do livro impresso. Mas, para ele, a tendência é que cada tipo de leitura se adapte à plataforma mais adequada e que tanto o eletrônico quanto o papel terão espaço no mercado.“O escritor está muito ligado às práticas contemporâneas e a trama conta muito na hora de escolher o tipo de suporte de leitura. Se o livro impresso vai acabar, o tempo vai dizer. Porém, o que eu vejo é uma falsa guerra, porque, se alguns gêneros precisam de recursos eletrônicos para que as pessoas tenham acesso, há os gêneros que se encaixam melhor no impresso. Por exemplo, muitas pessoas preferem ler poesia no papel.”
A pesquisa sobre o perfil dos leitores brasileiros — realizada entre junho e julho de 2011 — foi apresentada neste ano na Bienal Internacional do Livro de São Paulo. De acordo com o estudo, o brasileiro lê, em média, quatro livros por ano, entre literatura, contos, romances, livros religiosos e didáticos. A presidente da Câmara do Livro, Karine Pensa, avalia que os resultados podem ser considerados bons.
“Muitos fatores têm contribuído para conscientizar a população sobre a importância do hábito da leitura, como a queda constante nos preços, o aumento do poder aquisitivo, principalmente da chamada nova classe média — que reflete na melhora do percentual de aquisições de obras registrado pela pesquisa, de 45% em 2007 para 48% em 2011 —, e o crescimento das novas tecnologias, como os e-books, que apresentam mais familiaridade com os jovens”, afirma ela.

Fonte : http://boainformacao.com.br/2014/09/livro-vai-se-adaptar-a-revolucao-das-plataformas-digitais-diz-especialista/

Como vai ser a escola daqui a cinco anos? Mais tecnológica e digital.






Apesar de, na União Europeia, 63% das crianças de nove anos continuarem em escolas que não estão equipadas a nível digital, dentro de dois a três anos, a aprendizagem dos alunos, através de jogos de computador, deverá ser uma realidade em muitas escolas primárias e secundárias, prevê um conjunto de especialistas num relatório feito em co-autoria com a Comissão Europeia.
"É necessário tomar medidas urgentes para promover a inovação nas salas de aula”, recomendam no Horizon Report Europe, no qual um conjunto de 53 especialistas analisou as tendências previstas para os próximos cinco anos nas escolas primárias e secundárias dos 28 países da União Europeia.
De acordo com informação divulgada pela representação da Comissão Europeia em Portugal, as “baixas aptidões e competências digitais dos alunos” e a “necessidade de integrar na formação dos professores a utilização eficaz das tecnologias da informação e da comunicação” são alguns dos desafios identificados como mais “prementes”, embora “solucionáveis”.
O painel de especialistas prevê que, dentro de um ano ou menos, a utilização de tablets e de serviços online venha a ser comum em muitas escolas europeias, de forma usar aplicações do Google, o Skype e o Dropbox. Além disso, a aprendizagem através de jogos de computador e a combinação de métodos de ensino tradicional e virtual deverão passar a fazer parte do ensino nos próximos dois a três anos. Os especialistas estimam ainda que, dentro de quatro a cinco anos, haverá “laboratórios virtuais e remotos” nas escolas.
Estas são apenas algumas das tendências identificadas neste primeiro Horizon Report Europe: 2014 Schools edition, da Comissão Europeia e do New Media Consortium, que insta as escolas a darem resposta ao “complexo” desafio das competências digitais. E que conclui que “é necessário tomar medidas urgentes para promover a inovação nas salas de aula, com o objectivo de tirar partido de uma maior utilização das redes sociais e dos recursos educativos abertos”.
A comissária europeia responsável pela Educação, Cultura, Multilinguismo e Juventude, Androulla Vassiliou, considera que “este relatório fornece informações valiosas e orientação para os responsáveis políticos e dirigentes escolares sobre a necessidade de recorrer a recursos digitais e abertos”. E acrescenta: “É fundamental trabalharmos para melhorar as competências digitais e o acesso aos recursos digitais e abertos, não só para reforçar a qualidade do ensino, mas também para criar modelos flexíveis em matéria de educação, tornando assim mais fácil a aprendizagem ao longo da vida.”

Maiores Informações: http://www.publico.pt/sociedade/noticia/como-vai-ser-a-escola-daqui-a-cinco-anos-mais-tecnologica-e-digital-1671800?page=-1

Frase do dia







" Para além do internetês , a internet está mudando a maneira como lemos e escrevemos".

Edgard Murano