Com apenas 14 anos, estudante disponibiliza o Rethink e reduz 93% de mensagens ofensivas
Em algumas situações da nossa vida não seria melhor ter uma segunda chance ou poder pensar duas vezes antes de tomar uma decisão? Muitas vezes acabamos postando algo e depois vem aquele arrependimento… Ainda mais hoje em dia, por estarmos conectados a todo instante, onde quer que a gente esteja.
Pensando em toda essa indecisão na hora de postar fotos, vídeos e atualizar os status nas redes sociais, Trisha Prabh criou o Rethink. A estudante norte-americana de apenas 14 anos criou o software para reduzir o cyberbullying. O Rethink exibe uma mensagem antes que o adolescente poste qualquer tipo de conteúdo na web: “esta mensagem pode ser ofensiva. Você gostaria de revisar e repensar antes de postar?”. Dessa forma, o jovem pode escolher e repensar se realmente gostaria de postar aquilo.
Trisha Prabh não optou pela forma do bloqueio de conteúdo, pois sabe que é ineficiente. A estudante queria desenvolver algo relacionado à parte psicológica para tentar contornar a situação, conscientizar e não apenas impedir o envio da postagem.
O teste do programa foi realizado na própria escola de Trisha, com alunos de 12 a 14 anos. No total, foram realizados 1.500 testes desse projeto, com 300 adolescentes que foram divididos em gênero, idade, escola, e sites de mídias sociais que usavam. O Rethink conseguiu reduzir a quantidade de mensagens ofensivas em 93% e foi um dos 15 projetos escolhidos pela Feira de Ciências do Google. Agora a estudante norte-americana quer possibilitar que seja implementado em outras redes sociais e sites.
Nenhum comentário:
Postar um comentário